Cuevas de Nerja é uma caverna que foi descoberta em 1959 por um grupo de jovens que morava na vila de Maro, vilarejo que fica próxima da localidade da caverna, cerca de 3 km ao norte de Nerja, Espanha.
As Cuevas de Nerja tem mais de 140 mil m2 de área e cerca de 4 km de comprimento, porém, apenas um terço dela, pode ser visitada. Possui formações rochosas que chamam muita atenção, incluindo a maior coluna natural do mundo.
A caverna é dividida em três grandes galerias turísticas. Em seu interior foram encontradas pinturas rupestres que datam de período Paleolítico Superior (30.000 – 8.000 a.C.), além de cemitérios de ossos de 6.300 a.C. A origem da caverna data de cerca 800 mil anos.

Cuevas de Nerja – Espanha
Navegue por este post
Como é a Cueva de Nerja
Em 12 de janeiro de 1959, alguns jovens de uma pequena vila ao lado de Nerja, chamada Maro, foram explorar a região e acabaram encontrando a primeira Sala das Cuevas de Nerja. Mas foi só no ano de 1960 que as cavernas foram abertas ao público.

Depois desta descoberta especialistas começaram a explorar o local e a encontrar alguns vestígios como restos de ossos, cerâmicas e pinturas rupestres, que provam a presença de humanos na gruta desde o ano 50.000 a.C.
A Cueva de Nerja se localiza a cerca de 1000 metros do litoral e está entre as maiores cavernas da Espanha. Entre os salões subterrâneos repletos de formações, alguns podem ser visitadas e outros não.

As Cuevas de Nerja recebem cerca 400.000 visitantes por ano. É o principal ponto turístico de Nerja. Um dos grandes destaques é uma grande coluna com 45 metros de altura e 20 de diâmetro, sendo a maior do mundo, localizada na Sala do Cataclismo.
Quando visitar as Cuevas de Nerja: Horário de visitação e preços

As Cuevas de Nerja podem ser visitadas em qualquer época do ano, faça chuva ou faça sol, já que ficam debaixo da terra.
Horário de funcionamento:
- De 23 de junho a 11 de setembro: Das 10h às 19h.
- Resto do ano: Das 10h às 16h30.
- Fechado: 01 de janeiro e 15 de maio.
- Observações: O último horário de entrada é de 30 minutos antes do fechamento.
Preços (ref. out. 2022):
- Visita áudio-guiada pelas diferentes salas da caverna: 13 Euros.
- Visita noturna áudio-guiada por todas as partes da caverna com Miguel Joven “Tito”: 24 Euros.
- Visita áudio-guiada pela caverna + visita ao Museu de Nerja + viagem de ida e volta para a caverna com paradas em outros pontos: 17 Euros.

Como chegar na Cueva de Nerja, Espanha
Cuevas de Nerja ficam apenas à 3 km do centro da cidade de Nerja e para chegar até as cavernas é muito fácil, basta pegar um táxi, ir de carro, com alguma excursão ou até mesmo caminhando.
Para acessar as cavernas partindo de Nerja, basta utilizar a via N-340 e pegar o acesso direto as cavernas. As vias são bem-sinalizadas e você encontrará facilmente o seu destino.
Há também a opção de um trenzinho próprio de transporte ida e volta para a caverna, consulte o site oficial.

Onde ficar em Nerja: Dicas de hotéis
As concentrações de hospedagem da cidade de Nerja ficam próximas ao centro histórico e as praias da cidade. Destacam-se as praias de Torrecilla, El Salón e Burriana.
Conheça algumas boas opções de hospedagem em Nerja, Espanha:
O que fazer na cidade, além das Cuevas de Nerja

Além da caverna de Nerja mostrada nesse post a cidade conta com diversas paisagens e pontos turísticos naturais, com grande destaque para as praias.
O centro histórico chama muita atenção, com diversas obras arquitetônicas e a arquitetura das casas é também bastante interessante.
Veja o que fazer em Nerja
Leia também: