
Um absurdo — no bom sentido da coisa. É a melhor forma de descrever o Samsung Odyssey Neo G9, monitor de 49 polegadas (1,24 m) testado pelo NERD SITE em parceria com a empresa fabricante. Se, a uma primeira vista, o tamanho imponente pode parecer um tanto quanto exagerado, o seu uso no dia-a-dia é simplesmente fantástico, independente da finalidade: seja para trabalho ou diversão, serve muito bem.
A tela com proporção 32:9 é o inegável ponto positivo principal do Samsung Odyssey Neo G9. Nesse caso, a qualidade de imagem é um colosso, tanto para jogos quanto para vídeos e outros usos. A curvatura da tela é um dos melhores atrativos para o público que prefere usar o monitor para jogar: a experiência é uma das melhores do tipo disponíveis no mercado. É realmente impactante apreciar games como “The Last of Us” em uma tela com essa qualidade e tecnologia; a sensação é outra.
O design também é algo que chama a atenção no Samsung Odyssey Neo G9. Apesar da base de apoio do monitor exigir algum cuidado na montagem, assim como a retirada da caixa (é preferível ter duas pessoas para isso, para não correr riscos), a tela se encaixa muito bem em qualquer ambiente. A iluminação RGB na parte de trás da tela é um atrativo a mais, principalmente ao público gamer. Visualmente, o monitor também é um grande acerto: à primeira vista, parece grande demais nos ambientes, mas é uma questão de se acostumar.
Samsung Odyssey Neo G9 e suas particularidades

A conectividade também é outro ponto bastante positivo no Samsung Odyssey Neo G9. As duas entradas HDMI 2.1 são uma adição muito bem-vinda, permitindo o uso em consoles mais recentes como o Playstation 5, por exemplo. Há também uma porta DisplayPort 1.4 e duas entradas USB-A 3.0, além da obrigatória entrada para fones de ouvido — o som é um caso à parte, que será tratado adiante.
No entanto, o que melhor pode ser dito do Samsung Odyssey Neo G9 é a experiência de tela, sendo mesmo gigante. Para qualquer conteúdo utilizado (seja para ver um filme, jogar videogame, ou mesmo trabalhar no cotidiano) é um deleite visual fantástico, pois a sensação de imersão é sem igual no mercado atualmente.
A tecnologia usada para o monitor é de última geração, aumentando a sensação de cores e de brilho, causando uma impressão muito grande em quem o utiliza. Nesse sentido, o Samsung Odyssey Neo G9 é o que há de melhor no mercado, pois o uso combinado de tecnologias (como o Mini LED) o transforma no melhor monitor para quem gosta de se sentir “dentro” dos conteúdos que consome, mesmo que a exibição de filmes possa ser um problema por conta da proporção (para isso é preciso usar o modo PIP (picture-in-picture)).
Vale o investimento?
Como ponto negativo, a falta de caixas de som para o monitor pode ser um ponto de decepção para muitos, além do fato de seu design demandar um pouco de cuidado extra para evitar quedas. A base do Samsung Odyssey Neo G9 precisa de muito espaço para ficar firme, com segurança; portanto, o uso em mesas pequenas não é recomendado.
No geral, pesando-se todos os pormenores, o Samsung Odyssey Neo G9 ainda é, disparado, o melhor monitor do mercado para quem gosta de consumir games. Apesar de pequenos pontos que podem ser considerados problema por alguns usuários, suas qualidades são tão exorbitantes que é impossível não considerá-lo a melhor opção disponível para quem prefere qualidade e imersão. A preocupação com o preço, que pode ser impeditivo em um primeiro momento, se dissipa na primeira utilização: o monito faz valer cada centavo.