Você já ouviu falar em tremoços? Pouco conhecidas, as sementes de tremoço são originárias das plantas do gênero Lupinus, uma leguminosa muito benéfica para a saúde. Por se desenvolver bem solo arenoso (sob clima mediterrâneo), o tremoço tem sido usado muitas vezes como um substituto da soja.
Mas você sabe o quão benéfico esse grão é para o seu organismo? Uma das principais vantagens é que regula a gordura e ajuda as pessoas com diabetes diminuindo os níveis de açúcar no sangue, além de conter nutrientes como minerais, vitaminas e proteínas que são necessários para o bom funcionamento do corpo.
Mas não pense que é só isso. O consumo do tremoço traz benefícios para os ossos e dentes, por conter cálcio em sua composição, auxiliando assim, na prevenção de doenças como osteoporose, artrite e artrose. Além disso, essa semente possui até três vezes o teor de fibras de grãos como aveia e trigo, e um de seus maiores benefícios é regular a função intestinal e aumentar a sensação de saciedade do corpo.
Por possuir vitaminas do complexo B, o tremoço age diretamente no sistema nervoso central, aliviando problemas como depressão e ansiedade, além de ajudar na concentração e na memória. E se você sofre com dores de cabeça, alergia de pele, anemia e cansaço, o tremoço é ideal para garantir um melhor funcionamento do organismo e combater esses problemas.
Além disso, podemos acrescentar que o tremoço possui:
- Equilíbrio energético;
- Rico em proteínas;
- Baixo índice glicêmico;
- Ajuda na melhoria dos lipídios no sangue;
- Possui pré-bióticos para melhorar a saúde intestinal;
- Não possui glúten.
Agora que você conhece os principais benefícios do consumo do tremoço, que tal inserir esse grão na sua alimentação?